aboutsummaryrefslogtreecommitdiff
path: root/documentation/content/pt-br/articles/hubs/_index.adoc
diff options
context:
space:
mode:
Diffstat (limited to 'documentation/content/pt-br/articles/hubs/_index.adoc')
-rw-r--r--documentation/content/pt-br/articles/hubs/_index.adoc296
1 files changed, 296 insertions, 0 deletions
diff --git a/documentation/content/pt-br/articles/hubs/_index.adoc b/documentation/content/pt-br/articles/hubs/_index.adoc
new file mode 100644
index 0000000000..166643e065
--- /dev/null
+++ b/documentation/content/pt-br/articles/hubs/_index.adoc
@@ -0,0 +1,296 @@
+---
+title: Espelhando o FreeBSD
+authors:
+ - author: Jun Kuriyama
+ email: kuriyama@FreeBSD.org
+ - author: Valentino Vaschetto
+ email: logo@FreeBSD.org
+ - author: Daniel Lang
+ email: dl@leo.org
+ - author: Ken Smith
+ email: kensmith@FreeBSD.org
+releaseinfo: "$FreeBSD$"
+trademarks: ["freebsd", "general"]
+---
+
+= Espelhando o FreeBSD
+:doctype: article
+:toc: macro
+:toclevels: 1
+:icons: font
+:sectnums:
+:sectnumlevels: 6
+:source-highlighter: rouge
+:experimental:
+:toc-title: Índice
+:part-signifier: Parte
+:chapter-signifier: Capítulo
+:appendix-caption: Apêndice
+:table-caption: Tabela
+:figure-caption: Figura
+:example-caption: Exemplo
+
+include::shared/pt-br/urls.adoc[]
+
+[.abstract-title]
+Resumo
+
+Um artigo em andamento sobre como espelhar o FreeBSD, destinado à administradores de hubs.
+
+'''
+
+toc::[]
+
+[NOTE]
+====
+Nós não estamos aceitando novos sites espelho neste momento.
+====
+
+[[mirror-contact]]
+== Informações de contato
+
+Os Coordenadores do Sistema de Espelhamento podem ser contatados pelo email mailto:mirror-admin@FreeBSD.org[mirror-admin@FreeBSD.org]. Existe também uma http://lists.FreeBSD.org/mailman/listinfo/freebsd-hubs[lista de discussão de sites espelho do FreeBSD].
+
+[[mirror-requirements]]
+== Requisitos para um site espelho do FreeBSD
+
+[[mirror-diskspace]]
+=== Espaço em disco
+
+O espaço em disco é um dos requisitos mais importantes. Dependendo do conjunto de releases, arquiteturas e grau de cobertura que você deseja espelhar, uma quantidade enorme de espaço em disco pode ser consumida. Também tenha em mente que espelhos _oficiais_ provavelmente precisam ser completos. As páginas web devem ser sempre espelhadas completamente. Observe também que os números indicados aqui refletem o estado atual (para 10.4-RELEASE/11.2-RELEASE). Desenvolvimentos adicionais e novas releases só aumentarão a quantidade necessária. Também certifique-se de ter algum espaço extra (cerca de 10-20%) apenas para ter certeza de que não irá faltar espaço. Aqui estão alguns números aproximados:
+
+* Distribuição FTP completa: 1.4 TB
+* Deltas do CTM: 10 GB
+* Páginas Web: 1GB
+
+O uso atual de disco da Distribuição por FTP pode ser encontrado em link:ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/dir.sizes[ftp://ftp.FreeBSD.org/pub/FreeBSD/dir.sizes].
+
+[[mirror-bandwidth]]
+=== Conexão de Rede/Largura de Banda
+
+Claro, você precisa estar conectado à Internet. A largura de banda necessária depende do uso pretendido do site espelho. Se você quiser espelhar apenas algumas partes do FreeBSD para uso na sua rede local/intranet, a demanda pode ser muito menor do que se você quiser disponibilizar os arquivos publicamente. Se você pretende se tornar um site espelho oficial, a largura de banda necessária será ainda maior. Podemos apenas dar estimativas aproximadas aqui:
+
+* Site local, sem acesso público: basicamente sem valor mínimo, mas se for menor que < 2 Mbps, pode deixar a sincronização bem lenta.
+* Site público não oficial: 34 Mbps é provavelmente um bom começo.
+* Site oficial: > 100 Mbps é recomendado, e seu host deve estar conectado o mais próximo possível do seu roteador de borda.
+
+[[mirror-system]]
+=== Requisitos de Sistema, CPU, RAM
+
+Isto depende muito do número esperado de clientes, que é determinado pela política do servidor. O dimensionamento também é afetado pelo tipo de serviços que você deseja oferecer. Serviços FTP ou HTTP simples podem não exigir uma quantidade enorme de recursos. Tenha cuidado se você fornecer o rsync. Isso pode ter um grande impacto nos requisitos de CPU e memória, já que este serviço é considerado um devorador de memória. Os exemplos a seguir, visam lhe dar uma ideia simples deste dimensionamento.
+
+Para um site com visitação moderada o qual ofereça o serviço de rsync, você pode considerar uma CPU entre 800 MHz - 1 GHz, e pelo menos 512 MB de memória RAM. Esta é provavelmente a configuração mínima para um site espelho __oficial__.
+
+Para um site com visitação frequente, você definitivamente vai precisar de mais memória RAM (considere 2 GB como um bom ponto de partida) e possivelmente de mais poder de processamento (CPU), o que pode significar que você precisará ir para um sistema multiprocessado (SMP).
+
+Você também pode querer considerar um subsistema de disco rápido. As operações no repositório SVN requerem um subsistema de disco rápido (o RAID é altamente recomendado). Um controlador SCSI que possua um cache próprio também pode acelerar as coisas, já que a maioria desses serviços incorrem em um grande número de pequenas modificações no disco.
+
+[[mirror-services]]
+=== Serviços para oferecer
+
+Todo site espelho é obrigado a disponibilizar um conjunto de serviços básicos. Em adição a estes serviços obrigatórios, existe um grande número de serviços opcionais aos quais o administrador do servidor pode optar por oferecer. Esta sessão irá detalhar quais serviços você pode oferecer, bem como implementá-los.
+
+[[mirror-serv-ftp]]
+==== FTP (necessário para o conjunto de arquivos do FTP)
+
+Este é um dos serviços mais básicos, e ele é obrigatório em todos os sites espelhos que oferecem acesso público às distribuições via FTP. O acesso ao FTP deve ser anônimo, e não é permitido o uso de nenhum controle nas taxas de upload/download (o que seria uma coisa ridícula de qualquer maneira). Não é necessário ter o upload de arquivos habilitado (e isso _nunca_ deve ser permitido na área onde os arquivos do FreeBSD são mantidos). Os arquivos do FreeBSD devem ficar disponíveis sob o caminho [.filename]#/pub/FreeBSD#.
+
+Existem diversos softwares disponíveis que podem ser configurados para operar como um servidor de FTP anônimo. Por exemplo (em ordem alfabética)
+
+* `/usr/libexec/ftpd`: o próprio ftpd do FreeBSD pode ser usado. Não deixe de ler o manual do man:ftpd[8].
+* package:ftp/ncftpd[]: Um pacote comercial, grátis para uso educacional.
+* package:ftp/oftpd[]: Um ftpd projetado tendo a segurança como foco principal.
+* package:ftp/proftpd[]: Um ftpd modular e muito flexível.
+* package:ftp/pure-ftpd[]: Outro ftpd desenvolvido com segurança em mente.
+* package:ftp/twoftpd[]: Mais um ftpd desenvolvido com segurança em mente.
+* package:ftp/vsftpd[]: Um ftpd "muito seguro".
+
+O ftpd nativo do FreeBSD, o proftpd, e talvez o ncftpd são alguns dos servidores de FTP mais utilizados. Os demais não possuem uma grande base de usuários entre os sites espelhos. Um item a ser considerado é que você pode precisar de flexibilidade para controlar quantas conexões simultâneas serão permitidas no servidor, limitando desta forma o consumo do seu link IP e dos demais recursos do sistema.
+
+[[mirror-serv-rsync]]
+==== Rsync (opcional para o conjunto de arquivos do FTP)
+
+O rsync é muitas vezes oferecido para acesso ao conteúdo da área de FTP de um site espelho do FreeBSD, desta forma outros sites espelhos podem utilizar o seu sistema como fonte para se espelhar. O protocolo do rsync é diferente do FTP em muitos aspectos. Ele é muito mais amigável em relação ao consumo de banda IP, uma vez que quando um arquivo é alterado ao invés de transferí-lo por completo novamente, ele transfere apenas as diferenças entre as duas versões do arquivo. O rsync requer uma grande quantidade de memória para cada instância. A quantidade de memória alocada depende do tamanho do modulo sincronizado em termos do número de diretórios e de arquivos. O rsync pode utilizar `rsh` e o `ssh` (que agora é padrão) para transporte dos dados, ou então utilizar o seu próprio protocolo para acesso stand-alone (este é o método preferido para um servidor público de Rsync). Obrigatoriedade de autenticação, limites ao número de conexões simultâneas e outras restrições podem ser aplicadas. Há apenas um pacote de software disponível para se implementar um servidor de Rsync:
+
+* package:net/rsync[]
+
+[[mirror-serv-http]]
+==== HTTP (necessário para as páginas web, opcional para o conjunto de arquivos do FTP)
+
+Se você deseja disponibilizar as páginas web do FreeBSD, você vai precisar instalar um servidor web. Opcionalmente você poderá oferecer acesso a sua árvore de FTP via HTTP. A escolha do software do servidor web é uma escolha do administrador do site espelho. As opções mais populares são:
+
+* package:www/apache24[]: O Apache é o servidor web mais amplamente utilizado na internet. Ele é usado extensivamente pelo projeto FreeBSD.
+* package:www/boa[]: O Boa é um servidor HTTP single-task. Ao contrário dos servidores Web tradicionais, o seu processo não se divide para cada conexão de entrada e nem cria muitas cópias de si mesmo para lidar com várias conexões. Entretanto, ele fornece um desempenho excelente para conteúdo puramente estático.
+* package:www/cherokee[]: O >Cherokee é um servidor web muito rápido, flexível e fácil de configurar. Ele suporta as tecnologias difundidas atualmente: FastCGI, SCGI, PHP, CGI, conexões criptografadas por SSL/TLS, vhosts, autenticação de usuários, codificação on the fly e balanceamento de carga. Ele também gera arquivos de log compatíveis com o Apache.
+* package:www/lighttpd[]: O lighttpd é um servidor web seguro, rápido, compatível com os padrões e muito flexível o qual foi otimizado para ambientes de alto desempenho. Tem um consumo de memória muito baixo em comparação com outros servidores Web, bem como um baixo consumo de CPU.
+* package:www/nginx[]: O nginx é um servidor web de alto desempenho com baixo consumo de memória e recursos-chave para construir uma infraestrutura web moderna e eficiente. Os recursos incluem um servidor HTTP, proxy reverso de HTTP e email, armazenamento em cache, balanceamento de carga, compactação, limitação de solicitações, multiplexação e reutilização de conexões, descarregamento de SSL e streaming de mídia por HTTP.
+* package:www/thttpd[]: Se você estiver servindo uma grande quantidade de conteúdo estático, você pode descobrir que usar uma aplicação como o thttpd é mais eficiente do que outros servidores web. Ele também é otimizado para ter um excelente desempenho no FreeBSD.
+
+[[mirror-howto]]
+== Como espelhar o FreeBSD
+
+Ok, agora você conhece os requisitos e sabe como oferecer os serviços, mas não sabe como obtê-los. :-) Esta seção explica como realmente espelhar as várias partes do FreeBSD, quais ferramentas utilizar e de onde espelhar.
+
+[[mirror-ftp-rsync]]
+=== Espelhando o site FTP
+
+A área FTP possui a maior quantidade de dados a serem espelhados. Ela inclui os _conjuntos de distribuição_ necessários para a instalação em rede, os _branches_ que são snapshots das árvores de código fonte, as _Imagens ISO_ para gravar CD-ROMs com a distribuição de instalação, um sistema de arquivos ativo e um snapshot da árvore de ports. E claro, tudo isso para as várias versões do FreeBSD e diversas arquiteturas.
+
+A melhor maneira de espelhar a área FTP é com o rsync. Você pode instalar o port package:net/rsync[] e então usar o rsync para sincronizar com seu host upstream. O rsync já foi mencionado em <<mirror-serv-rsync>>. Como o acesso rsync não é necessário, seu site de upstream preferido pode não permitir isso. Talvez você precise procurar um pouco mais para localizar um site que permita acesso por rsync.
+
+[NOTE]
+====
+Como o número de clientes rsync terá um impacto significativo na performance do servidor, a maioria dos administradores impõe limitações em seus servidores. Para um espelho, você deve perguntar ao mantenedor do site com o qual você está sincronizando sobre sua política, e talvez pedir uma exceção para o seu host (já que você também é um site espelho).
+====
+
+Um exemplo de linha de comando para espelhar o FreeBSD pode ser verificada abaixo:
+
+[source,bash]
+....
+% rsync -vaHz --delete rsync://ftp4.de.FreeBSD.org/FreeBSD/ /pub/FreeBSD/
+....
+
+Consulte a documentação do rsync, que também está disponível em http://rsync.samba.org/[http://rsync.samba.org/], sobre as várias opções a serem usadas com o rsync. Se você sincronizar o módulo inteiro (diferentemente dos subdiretórios), esteja ciente de que o diretório do módulo (aqui "FreeBSD") não será criado, então você não pode omitir o diretório de destino. Além disso, você pode querer configurar um script que chame tal comando via man:cron[8].
+
+[[mirror-www]]
+=== Espelhando as páginas WWW
+
+O site do FreeBSD deve ser espelhado apenas via rsync.
+
+Uma linha de comando para espelhar o site do FreeBSD pode parecer com:
+
+[source,bash]
+....
+% rsync -vaHz --delete rsync://bit0.us-west.freebsd.org/FreeBSD-www-data/ /usr/local/www/
+....
+
+[[mirror-pkgs]]
+=== Espelhando os Pacotes
+
+Devido a exigências muito altas de largura de banda, armazenamento e administração, o Projeto FreeBSD decidiu não permitir espelhos públicos de pacotes. Para sites com muitas máquinas, pode ser vantajoso executar um proxy HTTP para fazer cache do man:pkg[8]. Alternativamente, pacotes específicos e suas dependências podem ser baixados executando algo assim:
+
+[source,bash]
+....
+% pkg fetch -d -o /usr/local/mirror vim
+....
+
+Quando esses pacotes forem baixados, os metadados do repositório devem ser gerados executando:
+
+[source,bash]
+....
+% pkg repo /usr/local/mirror
+....
+
+Uma vez que os pacotes tenham sido baixados e os metadados para o repositório tenham sido gerados, sirva os pacotes até as máquinas clientes via HTTP. Para obter informações adicionais, consulte as páginas de manual do man:pkg[8], mais especificamente a página man:pkg-repo[8].
+
+[[mirror-how-often]]
+=== Com que frequência eu devo atualizar o conteúdo do meu espelho?
+
+Todo site espelho deve ser atualizado no mínimo uma vez por dia. Certamente, um script com bloqueio para impedir que várias execuções ocorram ao mesmo tempo será necessário para executar a partir do man:cron[8]. Como quase todo administrador faz isso à sua maneira, instruções específicas não podem ser fornecidas. Mas poderia ser algo como:
+
+[.procedure]
+. Coloque o comando para executar seu aplicativo de espelhamento em um script. Recomenda-se o uso de um script simples `/bin/sh`.
+. Adicione alguns redirecionamentos de saída para que as mensagens de diagnóstico sejam registradas em um arquivo.
+. Teste se o seu script funciona. Verifique os logs.
+. Use o man:crontab[1] para adicionar o script ao man:crontab[5] do usuário apropriado. Este deve ser um usuário diferente daquele sob o qual o daemon FTP está sendo executado, de forma que, se as permissões de arquivo dentro de sua área FTP não forem legíveis por todos, esses arquivos não poderão ser acessados ​​por FTP anônimo. Isto é usado para fazer o "stage" de uma release - assegurando que todos os sites espelhos oficiais tenham todos os arquivos necessários da release no dia do lançamento.
+
+Aqui estão alguns agendamentos recomendados:
+
+* Conjunto de arquivos FTP: diariamente
+* Páginas WWW: diariamente
+
+[[mirror-where]]
+== De onde espelhar
+
+Esta é uma questão importante. Então, esta seção vai gastar algum esforço para explicar mais a fundo. Nós diremos isso várias vezes: sob nenhuma circunstância você deve espelhar a partir do `ftp.FreeBSD.org`.
+
+[[mirror-where-organization]]
+=== Algumas palavras sobre a organização
+
+Os espelhos são organizados por país. Todos os espelhos oficiais possuem uma entrada de DNS no formato `ftpN.CC.FreeBSD.org`. O _CC_ (ou seja, o código do país) é o _domínio de nível superior_ (TLD) do país onde esse espelho está localizado. _N_ é um número, dizendo que o host seria o espelho _Nth_ daquele país. (O mesmo se aplica a `wwwN.CC.FreeBSD.org`, etc.) Há espelhos sem partes __CC__. Esses são os sites espelhos que são muito bem conectados e permitem um grande número de usuários simultâneos. O `ftp.FreeBSD.org` é na verdade duas máquinas, uma atualmente localizada na Dinamarca e outra nos Estados Unidos. Este _NÃO_ é um site mestre e nunca deve ser usado para se espelhar. Muitos documentos on-line conduzem os usuários "interativos" para `ftp.FreeBSD.org`, portanto os sistemas automatizados de espelhamento devem utilizar uma máquina diferente para se espelhar.
+
+Além disso, existe uma hierarquia de espelhos, descrita em termos de __camadas__. Os sites mestres não são referenciados, mas podem ser descritos como __Tier-0__. Espelhos que espelham desses sites podem ser considerados __Tier-1__, espelhos de __Tier-1__mirrors, são__Tier-2__, etc. Os sites oficiais são encorajados a ter um _nível_ baixo, mas quanto mais baixo o nível, maiores os requisitos em termos, conforme descrito em <<mirror-requirements>>. Também o acesso a espelhos de baixo nível pode ser restrito, e o acesso a sites mestres é definitivamente restrito. A __tier__-hierarchy não é refletida pelo DNS e geralmente não é documentada em nenhum lugar, exceto nos sites mestres. No entanto, os espelhos oficiais com números baixos como 1-4, geralmente são _Tier-1_ (isso é apenas uma dica, e não há regra).
+
+[[mirror-where-where]]
+=== Ok, mas de onde devo baixar os arquivos agora?
+
+Em nenhuma circunstância você deve espelhar a partir de `ftp.FreeBSD.org`. A resposta simples é: do site que está mais próximo de você em termos de Internet ou que lhe ofereça o acesso mais rápido.
+
+[[mirror-where-simple]]
+==== Eu só quero espelhar de algum lugar!
+
+Se você não tem nenhuma intenção ou requisito especial, a declaração em <<mirror-where-where>> se aplica. Isso significa:
+
+[.procedure]
+. Verifique quais fornecem acesso mais rápido (número de saltos, tempos de ida e volta) e ofereçam os serviços que você pretende usar (como rsync).
+. Entre em contato com os administradores do site escolhido, informando sua solicitação e perguntando sobre seus termos e políticas.
+. Configure o seu espelho conforme descrito acima.
+
+[[mirror-where-official]]
+==== Eu sou um espelho oficial, qual é o site certo para mim?
+
+Em geral, a descrição em <<mirror-where-simple>> ainda se aplica. É claro que você pode querer colocar algum peso no fato de que seu upstream deve ser de nível baixo. Existem algumas outras considerações sobre os espelhos _oficiais_ que são descritos em <<mirror-official>>.
+
+[[mirror-where-master]]
+==== Eu quero acessar os sites principais!
+
+Se você tiver boas razões e pré-requisitos, poderá querer e obter acesso a um dos sites mestres. O acesso a esses sites é geralmente restrito e existem políticas especiais para acesso. Se você já é um espelho __oficial__, isso certamente irá ajudar você a obter acesso. Em qualquer outro caso, certifique-se de que seu país realmente precisa de outro espelho. Se já tiver três ou mais, pergunte ao "administrador de região"(mailto:hostmaster@CC.FreeBSD.org[hostmaster@CC.FreeBSD.org]) ou http://lists.FreeBSD.org/mailman/listinfo/freebsd-hubs[Listas de discussão de sites espelho do FreeBSD] primeiro.
+
+Quem ajudou você a se tornar um espelho _oficial_ deve ajudar você a obter acesso a um host de upstream apropriado, seja um dos sites mestres ou um site Tier-1 adequado. Caso contrário, você pode enviar um email para mailto:mirror-admin@FreeBSD.org[mirror-admin@FreeBSD.org] para solicitar ajuda com isso.
+
+Existe um site principal para o conjunto de arquivos FTP.
+
+[[mirror-where-master-ftp]]
+===== ftp-master.FreeBSD.org
+
+Este é o site principal do conjunto de arquivos FTP.
+
+O `ftp-master.FreeBSD.org` fornece acesso por rsync, além do acesso normal por FTP. Consulte <<mirror-ftp-rsync>>.
+
+Os espelhos também são encorajados a permitir acesso por rsync para o conteúdo FTP, já que eles são espelhos de __Tier-1__.
+
+[[mirror-official]]
+== Espelhos Oficiais
+
+Espelhos oficiais são os espelhos que
+
+* a) tem uma entrada de DNS `FreeBSD.org` (geralmente um CNAME).
+* b) são listados como um espelho oficial na documentação do FreeBSD (como no Handbook).
+
+Até agora, para distinguir espelhos oficiais. Espelhos oficiais não são necessariamente espelhos __Tier-1__. No entanto, você provavelmente não encontrará um espelho _Tier-1_ que também não é oficial.
+
+[[mirror-official-requirements]]
+=== Requisitos especiais para sites espelhos oficiais (Tier-1)
+
+Não é tão fácil declarar os requisitos para todos os sites espelhos oficiais, uma vez que o projeto é um pouco tolerante aqui. É mais fácil dizer o que um _site espelho oficial Tier-1_ precisa ter. Todos os outros sites espelhos oficiais podem considerar isto como um grande __deve__.
+
+Os sites espelhos Tier-1 precisam:
+
+* ter o conjunto completo de arquivos
+* permitir acesso a outros sites espelho
+* fornecer acesso por FTP e rsync
+
+Além disso, os administradores devem estar inscritos nas http://lists.FreeBSD.org/mailman/listinfo/freebsd-hubs[listas de discussão de sites espelho do FreeBSD]. Consulte link:{handbook}#eresources-mail[este link] para obter detalhes em como se inscrever.
+
+[IMPORTANT]
+====
+É _muito_ importante para um administrador de hub, especialmente administradores de hub de Tier-1, verificar o https://www.FreeBSD.org/releng/[calendário de lançamentos] para a próxima versão do FreeBSD. Isto é importante porque lhe dirá quando o próximo lançamento está programado para sair, e assim lhe dará tempo para se preparar para o grande pico de tráfego que virá.
+
+Também é importante que os administradores do hub tentem manter seus espelhos o mais atualizados possível (novamente, ainda mais importante para os espelhos Tier-1). Se o Mirror1 não for atualizado por um tempo, os espelhos de camada inferior começarão a espelhar os dados antigos do Mirror1 e, portanto, iniciará uma espiral descendente... Mantenha seus espelhos atualizados!
+====
+
+[[mirror-official-become]]
+=== Como se tornar um site espelho oficial?
+
+Não estamos aceitando novos sites espelhos neste momento.
+
+[[mirror-statpages]]
+== Algumas estatísticas dos sites espelho
+
+Aqui estão os links para as páginas de estatísticas dos seus sites espelho favoritos (também conhecidos como os únicos que têm a boa vontade de fornecer as estatísticas).
+
+[[mirror-statpagesftp]]
+=== Estatísticas do site FTP
+
+* ftp.is.FreeBSD.org - mailto:hostmaster@is.FreeBSD.org[hostmaster@is.FreeBSD.org] - http://www.rhnet.is/status/draupnir/draupnir.html[(Largura de Banda)] http://www.rhnet.is/status/ftp/ftp-notendur.html[(Processos FTP)] http://www.rhnet.is/status/ftp/http-notendur.html[(Processos HTTP)]
+* ftp2.ru.FreeBSD.org - mailto:mirror@macomnet.ru[mirror@macomnet.ru] - http://mirror.macomnet.net/mrtg/mirror.macomnet.net_195.128.64.25.html[(Largura de Banda)] http://mirror.macomnet.net/mrtg/mirror.macomnet.net_proc.html[(Usuários HTTP e FTP)]