aboutsummaryrefslogtreecommitdiff
path: root/documentation/content/pt-br/articles/cups/_index.adoc
diff options
context:
space:
mode:
Diffstat (limited to 'documentation/content/pt-br/articles/cups/_index.adoc')
-rw-r--r--documentation/content/pt-br/articles/cups/_index.adoc63
1 files changed, 33 insertions, 30 deletions
diff --git a/documentation/content/pt-br/articles/cups/_index.adoc b/documentation/content/pt-br/articles/cups/_index.adoc
index 4c77bc22d6..d10be65da0 100644
--- a/documentation/content/pt-br/articles/cups/_index.adoc
+++ b/documentation/content/pt-br/articles/cups/_index.adoc
@@ -1,8 +1,11 @@
---
-title: CUPS no FreeBSD
authors:
- - author: Chess Griffin
+ -
+ author: 'Chess Griffin'
email: chess@chessgriffin.com
+description: 'Como instalar e usar o CUPS no FreeBSD'
+tags: ["CUPS", "FreeBSD", "Guide", "configuration", "introduction"]
+title: 'CUPS no FreeBSD'
trademarks: ["freebsd", "general"]
---
@@ -49,28 +52,28 @@ toc::[]
[[printing-cups]]
== Uma introdução ao Common Unix Printing System (CUPS)
-O CUPS, o Common UNIX Printing System, fornece uma camada de impressão portátil para sistemas operacionais baseados no UNIX(R). Ele foi desenvolvido pela Easy Software Products para prover uma solução de impressão padrão para todos os fornecedores e usuários do UNIX(R).
+O CUPS, o Common UNIX Printing System, fornece uma camada de impressão portátil para sistemas operacionais baseados em UNIX(R). Ele foi desenvolvido pela Easy Software Products para promover uma solução padrão de impressão para todos os fornecedores e usuários de UNIX(R).
-O CUPS usa o Internet Printing Protocol (IPP) como base para gerenciar trabalhos de impressão e filas. O Line Printer Daemon (LPD), os protocolos Server Message Block (SMB) e AppSocket (também conhecido como JetDirect) também são suportados com funcionalidade reduzida. O CUPS adiciona opções de impressão com base em impressoras de rede e de impressão PostScript (PPD) para oferecer suporte à impressão no mundo UNIX(R). Como resultado, o CUPS é ideal para compartilhar e acessar impressoras em ambientes heterogêneos nos quais coexistem equipamentos rodando FreeBSD, Linux(R), Mac OS(R) X, e Windows(R).
+O CUPS utiliza o Protocolo de Impressão pela Internet (IPP) como base para gerenciar trabalhos e filas de impressão. Os protocolos Line Printer Daemon (LPD), Server Message Block (SMB) e AppSocket (também conhecido como JetDirect) também são suportados, porém com funcionalidade reduzida. O CUPS adiciona opções de visualização de impressoras em rede e impressão baseada em PostScript Printer Description (PPD) para suportar as necessidades de impressão do mundo real no ambiente UNIX(R). Como resultado, o CUPS é ideal para compartilhar e acessar impressoras em ambientes mistos de FreeBSD, Linux(R), Mac OS(R) X ou Windows(R).
-O site do CUPS é http://www.cups.org/[http://www.cups.org/].
+O site principal do CUPS é http://www.cups.org/[http://www.cups.org/].
[[printing-cups-install]]
== Instalando o CUPS Print Server
-Para instalar o CUPS utilizando binários pré compilados, execute o seguinte comando como root a partir de um terminal:
+Para instalar o CUPS usando um binário pré-compilado, execute o seguinte comando em um terminal como root:
-[source,shell]
+[source, shell]
....
# pkg install cups
....
-Outros pacotes opcionais, mas recomendados, são o package:print/gutenprint[] e o package:print/hplip[], ambos adicionam drivers e utilitários para uma variedade de impressoras. Uma vez instalados, os arquivos de configuração do CUPS podem ser encontrados no diretório [.filename]#/usr/local/etc/cups#.
+Outros pacotes opcionais, mas recomendados, são o package:print/gutenprint[] e o package:print/hplip[], ambos adicionando drivers e utilitários para uma variedade de impressoras. Após a instalação, os arquivos de configuração do CUPS podem ser encontrados no diretório [.filename]#/usr/local/etc/cups#.
[[printing-cups-configuring-server]]
== Configurando o CUPS Print Server
-Após a instalação, alguns arquivos devem ser editados para configurar o servidor CUPS. Primeiro, crie ou modifique, conforme o caso, o arquivo [.filename]#/etc/devfs.rules# e adicione as seguintes informações para definir as permissões adequadas em todos os dispositivos de impressora e para associar impressoras ao grupo de usuários do `cups`:
+Depois da instalação, alguns arquivos devem ser editados para configurar o servidor CUPS. Primeiramente, crie ou edite, caso necessário, o arquivo [.filename]#/etc/devfs.rules# e adicione a seguinte informação para definir as permissões apropriadas em todos os dispositivos de impressora potenciais e associar as impressoras ao grupo de usuários `cups`:
[.programlisting]
....
@@ -83,10 +86,10 @@ add path 'usb/X.Y.Z' mode 0660 group cups
[NOTE]
====
-Observe que _X_, _Y_ e _Z_ devem ser substituídos pelo dispositivo USB de destino listado no diretório [.filename]#/dev/usb# que corresponde à sua impressora. Para encontrar o dispositivo correto, examine a saída do comando man:dmesg[8], onde [.filename]#ugenX.Y# lista o dispositivo de impressora, que é um link simbólico para um dispositivo USB em [.filename]#/dev/usb#.
+Observe que _X_, _Y_ e _Z_ devem ser substituídos pelo dispositivo USB de destino listado no diretório [.filename]#/dev/usb# que corresponde à impressora. Para encontrar o dispositivo correto, examine a saída do man:dmesg[8], onde [.filename]#ugenX.Y# lista o dispositivo da impressora, que é um link simbólico para um dispositivo USB em [.filename]#/dev/usb#.
====
-Em seguida, adicione as linhas abaixo no [.filename]#/etc/rc.conf# conforme abaixo:
+Em seguida, adicione duas linhas no arquivo [.filename]#/etc/rc.conf# da seguinte maneira:
[.programlisting]
....
@@ -94,41 +97,41 @@ cupsd_enable="YES"
devfs_system_ruleset="system"
....
-Essas duas entradas iniciarão o servidor de impressão do CUPS após o boot do sistema e carregará a regra do devfs local acima, respectivamente.
+Essas duas entradas irão iniciar o servidor de impressão CUPS na inicialização e invocar a regra local do devfs criada acima, respectivamente.
-Para habilitar a impressão via CUPS em alguns clientes Microsoft(R) Windows(R) você deverá remover o comentário da linha abaixo nos arquivos [.filename]#/usr/local/etc/cups/mime.types# e [.filename]#/usr/local/etc/cups/mime.convs#:
+Para habilitar a impressão CUPS em determinados clientes Microsoft(R) Windows(R), a linha abaixo deve ser descomentada nos arquivos [.filename]#/usr/local/etc/cups/mime.types# e [.filename]#/usr/local/etc/cups/mime.convs#:
[.programlisting]
....
application/octet-stream
....
-Uma vez que estas alterações tenham sido feitas, os sistemas man:devfs[8] e CUPS deverão ser reiniciados, seja reiniciando o computador ou executando os dois comandos a seguir como root em um terminal:
+Uma vez que as alterações tenham sido feitas, os sistemas man:devfs[8] e CUPS devem ser reiniciados, seja reiniciando o computador ou executando os seguintes dois comandos em um terminal root:
-[source,shell]
+[source, shell]
....
-# /etc/rc.d/devfs restart
-# /usr/local/etc/rc.d/cupsd restart
+# service devfs restart
+# service cupsd restart
....
[[printing-cups-configuring-printers]]
== Configurando Impressoras no CUPS Print Server
-Depois que o sistema CUPS tiver sido instalado e configurado, o administrador poderá começar a configurar as impressoras locais conectadas ao servidor de impressão CUPS. Essa parte do processo é muito semelhante, se não idêntica, à configuração de impressoras CUPS em outros sistemas operacionais baseados em UNIX(R), como o Linux(R).
+Depois que o sistema CUPS foi instalado e configurado, o administrador pode começar a configurar as impressoras locais conectadas ao servidor de impressão CUPS. Esta parte do processo é muito semelhante, senão idêntica, à configuração de impressoras CUPS em outros sistemas operacionais baseados em UNIX(R), como uma distribuição Linux(R).
-O principal meio para gerenciar e administrar o servidor CUPS é através da sua interface web, que pode ser acessada por meio de um navegador web, para isto execute o navegador e digite a URL http://localhost:631[http://localhost:631] na barra de endereços do navegador. Se o servidor CUPS estiver em outra máquina na rede, substitua o endereço IP local do servidor por `localhost`. A interface Web do CUPS é bastante autoexplicativa, pois há seções para gerenciar impressoras e trabalhos de impressão, autorizar usuários e muito mais. Além disso, no lado direito da tela de administração, existem várias caixas de seleção que permitem acesso fácil a configurações comumente alteradas, como compartilhar impressoras conectadas ao sistema, permitir a administração remota do servidor CUPS, e se deseja permitir aos usuários acesso adicional e privilégios para as impressoras e trabalhos de impressão.
+O principal meio para gerenciar e administrar o servidor CUPS é através da interface baseada na web, que pode ser encontrada ao iniciar um navegador e inserir o endereço http://localhost:631[http://localhost:631] na barra de endereço do navegador. Se o servidor CUPS estiver em outra máquina na rede, substitua o endereço IP local do servidor por `localhost`. A interface web do CUPS é bastante autoexplicativa, pois há seções para gerenciar impressoras e trabalhos de impressão, autorizar usuários e muito mais. Além disso, no lado direito da tela de administração há várias caixas de seleção que permitem fácil acesso às configurações comumente alteradas, como compartilhar impressoras conectadas ao sistema, permitir a administração remota do servidor CUPS e permitir que os usuários tenham acesso e privilégios adicionais às impressoras e trabalhos de impressão.
-Adicionar uma impressora geralmente é tão fácil quanto clicar em "Adicionar impressora" na tela Administração da interface Web do CUPS ou clicar em um dos botões "Novas impressoras encontradas" também na tela Administração. Quando for apresentada a caixa suspensa "Device", basta selecionar a impressora conectada localmente a qual você deseja utilizar e continuar o processo. Se você adicionou os aplicativos package:print/gutenprint-cups[] e/ou package:print/hplip[] via ports ou pacotes conforme mencionado acima, os drivers de impressão adicionais estarão disponíveis nas telas subsequentes, eles lhe fornecer mais estabilidade ou mais recursos.
+Adicionar uma impressora geralmente é tão fácil quanto clicar em "Adicionar Impressora" na tela de Administração da interface web do CUPS, ou clicar em um dos botões "Novas Impressoras Encontradas" também na tela de Administração. Quando for exibida a caixa de seleção "Dispositivo", simplesmente selecione a impressora local desejada e continue o processo. Se você tiver adicionado os pacotes package:print/gutenprint-cups[] ou package:print/hplip[], conforme referido acima, drivers de impressão adicionais estarão disponíveis nas telas subsequentes que podem fornecer mais estabilidade ou recursos.
[[printing-cups-clients]]
== Configurando clientes CUPS
-Depois que o servidor CUPS tiver sido configurado e as impressoras tiverem sido adicionadas e publicadas na rede, a próxima etapa será configurar os clientes ou as máquinas que acessarão o servidor CUPS. Se alguém tiver uma única máquina desktop atuando como servidor e cliente, muitas dessas informações podem não ser necessárias.
+Depois de configurar o servidor CUPS e adicionar as impressoras e publicá-las na rede, o próximo passo é configurar os clientes, ou seja, as máquinas que vão acessar o servidor CUPS. Se você tem um único desktop que atua como servidor e cliente, muitas dessas informações podem não ser necessárias.
[[printing-cups-clients-unix]]
-=== Clientes UNIX(R)
+=== UNIX(R) Clients
-O CUPS também precisará ser instalado em seus clientes UNIX(R). Depois que o CUPS é instalado nos clientes, as impressoras CUPS compartilhadas na rede geralmente são descobertas automaticamente pelos gerenciadores de impressoras de vários ambientes de desktop, como GNOME ou KDE. Como alternativa, pode-se acessar a interface local do CUPS na máquina cliente em http://localhost:631[http://localhost:631] e clicar em em "Adicionar impressora" na seção Administração. Quando visualizar a caixa suspensa "Device", simplesmente selecione a impressora CUPS em rede, se ela foi descoberta automaticamente, ou selecione `ipp` ou `http` e digite o IPP ou HTTP URI da impressora CUPS em rede, geralmente em um das duas seguintes sintaxes:
+O CUPS também precisará ser instalado em seus clientes UNIX(R). Uma vez que o CUPS está instalado nos clientes, as impressoras CUPS compartilhadas na rede muitas vezes são automaticamente descobertas pelos gerenciadores de impressoras de vários ambientes de desktops, como o GNOME ou o KDE. Alternativamente, é possível acessar a interface CUPS local na máquina cliente em http://localhost:631[http://localhost:631] e clicar em "Adicionar Impressora" na seção de Administração. Ao ser apresentado com a caixa de seleção "Dispositivo", basta selecionar a impressora CUPS em rede, se ela foi descoberta automaticamente, ou selecionar `ipp` ou `http` e inserir o URI IPP ou HTTP da impressora CUPS em rede, geralmente em uma das duas seguintes sintaxes:
[.programlisting]
....
@@ -140,31 +143,31 @@ ipp://server-name-or-ip/printers/printername
http://server-name-or-ip:631/printers/printername
....
-Se os clientes CUPS tiverem dificuldade para localizar outras impressoras CUPS compartilhadas na rede, às vezes é útil adicionar ou criar um arquivo [.filename]#/usr/local/etc/cups/client.conf# com uma única entrada da seguinte forma:
+Se os clientes CUPS tiverem dificuldade para encontrar outras impressoras CUPS compartilhadas na rede, às vezes é útil adicionar ou criar um arquivo [.filename]#/usr/local/etc/cups/client.conf# com uma única entrada da seguinte maneira:
[.programlisting]
....
ServerName server-ip
....
-Nesse caso, _server-ip_ seria substituído pelo endereço IP local do servidor CUPS na rede.
+Nesse caso, o _server-ip_ deve ser substituído pelo endereço IP local do servidor CUPS na rede.
[[printing-cups-clients-windows]]
-=== Clientes Windows(R)
+=== Windows(R) Clients
-As versões do Windows(R) anteriores ao XP não tinham a capacidade utilizar impressoras em rede baseadas no protocolo IPP. No entanto, o Windows(R) XP e as versões posteriores têm essa capacidade. Portanto, adicionar uma impressora no CUPS nessas versões do Windows(R) é muito fácil. Geralmente, o administrador Windows(R) deverá executar o assistente do Windows(R) `Adicionar impressora`, e selecionar `Impressora de rede` e, em seguida, inserir o URI na seguinte sintaxe:
+Versões do Windows(R) anteriores ao XP não tinham a capacidade de se conectar em rede com impressoras baseadas em IPP. No entanto, as versões do Windows(R) XP e posteriores têm essa capacidade. Portanto, adicionar uma impressora CUPS nessas versões do Windows(R) é bastante fácil. Geralmente, o administrador do Windows(R) executa o `assistente de adição de impressora` do Windows(R), seleciona `Impressora de rede` e, em seguida, insere a URI no seguinte formato:
[.programlisting]
....
http://server-name-or-ip:631/printers/printername
....
-Se alguém tiver uma versão mais antiga do Windows(R) sem suporte a impressão nativa IPP, o meio geral de se conectar a uma impressora no CUPS é usar o software package:net/samba410[] e o CUPS juntos, o que é um tópico fora do escopo deste artigo.
+Se você tiver uma versão mais antiga do Windows(R) sem suporte nativo de impressão IPP, o meio geral de conexão com uma impressora CUPS é usar o package:net/samba416[] e CUPS juntos, o que é um tópico fora do escopo deste capítulo.
[[printing-cups-troubleshooting]]
-== Solução de problemas do CUPS
+== Resolução de Problemas do CUPS
-A maior parte dos problemas que ocorrem com o CUPS estão geralmente associados a problemas de permissão. Primeiro, verifique novamente as permissões do man:devfs[8] conforme descrito acima. Em seguida, verifique as permissões reais dos dispositivos criados no sistema de arquivos. Também é útil certificar-se de que seu usuário é membro do grupo `cups`. Se as caixas de seleção de permissões na seção Administração da interface Web do CUPS não estiverem funcionando, outra correção poderá ser o backup manual do arquivo de configuração principal do CUPS localizado em [.filename]#/usr/local/etc/cups/cupsd.conf# e edite as várias opções de configuração e experimente diferentes combinações de opções de configuração. Um exemplo do [.filename]#/usr/local/etc/cups/cupsd.conf# para testar está listado abaixo. Por favor note que este exemplo de arquivo [.filename]#cupsd.conf# sacrifica a segurança para facilitar a configuração; Depois que o administrador se conectar com êxito ao servidor do CUPS e configurar os clientes, é aconselhável revisitar esse arquivo de configuração para começar a fechar o acesso.
+As dificuldades com o CUPS geralmente estão relacionadas a permissões. Primeiro, verifique novamente as permissões do man:devfs[8] conforme descrito acima. Em seguida, verifique as permissões reais dos dispositivos criados no sistema de arquivos. Também é útil garantir que seu usuário seja um membro do grupo `cups`. Se as caixas de seleção de permissões na seção de Administração da interface web do CUPS não parecerem estar funcionando, outra solução pode ser fazer backup manualmente do arquivo de configuração principal do CUPS localizado em [.filename]#/usr/local/etc/cups/cupsd.conf# e editar as várias opções de configuração e experimentar diferentes combinações de opções de configuração. Um exemplo de arquivo [.filename]#/usr/local/etc/cups/cupsd.conf# para teste é listado abaixo. Observe que este arquivo de exemplo [.filename]#cupsd.conf# sacrifica a segurança para facilitar a configuração; assim que o administrador se conectar com sucesso ao servidor CUPS e configurar os clientes, é aconselhável revisar este arquivo de configuração e começar a restringir o acesso.
[.programlisting]
....